Tabatinga/Bra e Letícia/Col. Duas cidades, dois países, no mesmo pedaço de terra.

Aeroporto de Letícia/Col

Aeroporto de Letícia/Col

Letícia - Colômbia

  Letícia – Colômbia

Saí cedo de Benjamin Constant, relaxado – leve e totalmente confuso a respeito do estereótipo que criamos sobre o Brasil. Me senti um extrangeiro em meio a original cultura de nossa terra. Penso que devemos conhecer mais a nossa Amazônia; nos familiarizar com nosso verdadeiro povo -. Peguei um barco e 40 minutos depois estava em Tabatinga. Por meio do Rio Solimões, esta é a última cidade brasileira, coladinha com a colombiana Letícia..

Uma fronteira diferente! Assim se pode descrever a fronteira Brasil-Colômbia, pela Amazônia. O interesante é que são duas cidades totalmente distintas, com estilos próprios e pecualires.

Tabatinga é uma simples cidade do estado brasileiro do Amazonas, que abriga um porto de entrada e saída do nosso país – por aí passa uma grande quantidade de suprimentos e pessoas, todos os dias, entrando e saindo do Brasil.

É desogarnizada, demais informal, parecendo uma feira livre geral, tomando todas as ruas da cidade.

Para os nativos da Amazônia, a definição ao comparar Tabatinga de Letícia, basicamente assim se conceitua: “Tabatinga é terra de ninguém, aqui as coisas se resolvem na bala; Já Letícia, mesmo sendo uma cidade da famosa Colômbia, Existe polícia e controle, alí as pessoas vivem com mais segurança e tranquilidade.

tabatinga

Letícia, muito mais importante para seu país, por ser capital de um departamento colombiano (chamado de Amazonas também), como são denominados os estados desse país, passa, logo de princípio, a real impressão de mais organização, mais policiada, a abrigar, assim, uma qualidade de vida melhor e mais estável.

O mercado turístico funciona muito bem, atrai e explora com objetividade a Amazônia colombiana. O rio, que passa por dentro da cidade, como em Tabatinga, proporciona recantos fantásticos,em meio a maior floresta do mundo.

Museus, espetáculos abertos, o porto e várias outras opções, faz, realmente, de Letícia, uma cidade mais interessante.

DSC00624 DSC00627

O legal disso tudo é que são, inegavelmente, duas cidades diferentes ocupando, como ressalto no título do relato, quase que o mesmo espaço. Eu mesmo, caminando pela primeira vez na avenida da amizade, cruzei a fronteira sem perceber e só me dei conta de estar sobre solo colombiano ao me atentar aos letreiros do comércio local. Todos já estavam em espanhol rsrsss.

DSC00602

Outro ponto importante que vale destacar é o turismo da região, pelas minhas observações, totalmente informais, a esmagadora maioria, como 80%  dos turistas, incluindo os brasileiros, se hospedam e exploram com mais intensidade a cidade de Letícia. Pode-se entender o motivo natural de Tabatinga, a cidade brasileira, está num nível inferior a sua vizinha de cerca.  Lembrando que ambas são básicamente do mesmo porte.

Esta diferenca atrai. De fato, isto também ajuda a tornar essa região tão instigante. Vale muito conhecer essa parte extrema do nosso Brasil e da apaixonante Colômbia.

Ahhh Colômbia; ela estará no centro das atenções a partir do próximo relato.

Advertisements

Obrigado por participar do blog A Minha Viagem!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Beddel )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Beddel )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Beddel )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Beddel )

Connecting to %s