Bogotá cultural e humana.

This slideshow requires JavaScript.

De forma superficial já havia comentado pelo facebook sobre a intensidade das manifestações culturais em toda Bogotá. É impressionante a criatividade dos seus artistas que se utilizam das ruas como palco, e dos pedestres platéia, para esbanjar talento, luta e personalidade. O que mais me impressionou foi a forma explorada por eles para prepaparam-se. Alí mesmo, sem cortinas, sem frescura, transformando-os, em poucos minutos, de pessoas normais a artistas.

São imitadores, cantores, comediantes, pintores, músicos, entre outros varios tipos  e estilos; podem ser vistos nas partes mais movimentadas da cidade, principalmente no centro e algumas regiões de mais concentração de gente.

Imagem

Enriquecendo e provando o argumento de que vale, e muito, explorar a capital colombiana, sugiro os diversos museus e pontos não menos interessantes para visitação: têm os museus de Botero, Militar, del Oro e Nacional – me encheram os olhos pela originalidade e conteúdo; todos servem de atalho, objetivamente, para conhecer a história de um belo país. Definitivamente, a Colômbia foge e muito dos argumentos negativos que se ouve fora dela. Relacionam, ainda falo dos museus, cada peça em exposição a um fato importante ocorrido em sua vida como colônia ou país.

Todos estes gratuitos, o Museu del Oro que cobra uma simbólica taxa de 2 reais.

Imagem

No mais é importante que se conheça o dia-a-dia da cidade, as praças e zonas que se fazem pulsantes, cada uma a seu peculiar estilo. Além da já citada (no relato anterior) Plaza Bolívar, existem varias mais e para todos os gostos.

Zona Rosa para quem gosta de agitação, Usaquém para os que preferem um programa mais suave e familar, tampouco isento de opções: alí tem feira de artesanatos, apresentações culturais, barracas, bares e restaurantes agradabilíssimos. Isso sem falar da Plaza Chocó, pequena e aconchegante, sempre com uma atração artística a qual  pode acomodar-se e aprender um pouco mais da vida.

São estas as coisas que acrescentam, as mais simples e despercebidas – numa viagem é importante saber localizá-las.

Pra fechar conto o grandioso Monserate, que reserva vistas espetaculares de toda cidade e seu entorno. Existe um espaço grande lá em cima, por isso é ideal que reserve um bom tempo para conhecê-lo.

Imagem

Caminhe, ande de ônibus (melhores serviços e mais baratos que os de Salvador, por sinal), converse com as pessoas, que são muito agradáveis em geral, explore o que há de mais cotidiano na cidade, estou certo que irá encontrar mais do que possa imaginar.

O próximo texto fala das pessoas deste canto de nossa América do Sul, lugar que, com extrema sinceridade, me conquistou. Um encanto que certamente me fará regressar.

Advertisements

4 thoughts on “Bogotá cultural e humana.

  1. vc aqui se perdendo fazendo comentários únicos sobre um assunto mediocre que é seu baea.tô gostando de conhecer essa america por vc, dá até vontade de ir junto.abraço.vinicius

    Like

  2. É extremamente gratificante compartilhar com informações tão preciosas e enriquecedora, quanto a que você nos presta. Os seus relatos me oferece a oportunidade de crescer culturalmente e também me leva a retirar inumeras más impressões que tenho a respeito deste povo e país. Boa sorte em sua caminhada, siga adiante com a grande oportunidade de tornar-se um conhecedor de parte da cultura do nosso continente….quisar mundial.

    Like

  3. Eai Rafa,
    Estou passando pra dar uma olhadinha na sua “VIAGEM” rsrs, mas como é legal conhecer outros lugares. Tivemos agora na semana Santa em Caém, muita resenha e cana também, aquela mesma divertida “rotina” cheia de novidades. Por fim Rafa, grande abraço, continua ai com suas buscas que estamos aqui.
    Valeww

    Like

  4. Legal Rafael, gostei do que escreveu, eu amo Colômbia vivi 11 anos ai, conheci, Bogotá, Santa Marta, Barranquilla, Barrancabermeja, Medellín, Cali…enfim rodei a Colômbia quase toda kkkk…mas todos são maravilhosos. Cada lugar ainda que no mesmo pais, falam de formas diferentes. Já tive a oportunidade de conhecer 9 países , mas colômbia me conquistou. bjus

    Like

Obrigado por participar do blog A Minha Viagem!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Beddel )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Beddel )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Beddel )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Beddel )

Connecting to %s