Os colombianos costenhos. Queimados e originais. E com outra forma de pensar…

This slideshow requires JavaScript.

Saí de Bogotá de noite, tarde da noite. Na verdade era pra sair, logo depois do embarque, ainda dentro da cidade, o ar condicionado do ônibus pifou – aí foi uma luta, tudo jogava contra meu adeus àquele povo.

Depois de encontrar Camila (colombiana doce de pessoa que conheci e relatei no texto anterior) no terminal e aproveitarmos um pouquinho mais o ar frio de Bogotá, enfim nos despedimos e, agora só, segui minha viagem.

Passaram quase três horas de espera, por um simples ônibus reserva, que enfim me fez mergulhar nas veias da Colômbia. Estava nas estreitas e salientes estradas daquele país. Em alguns momentos tive a certeza que iriamos sofrer um acidente. Existia um espaço minúsculo na estrada, quase que insuficiente para dois carros grandes passarem. Felizmente estava errado e após vinte horas rodando, com a companhia de três cartageneros que regressavam de passeio a sua terra, já proporcionando-me um aperitivo do que iria encontrar, cheguei em Cartagena. Meu reveillon seria alí, acompanhado, como se fez de fato, para meu imenso prazer, do carioca Mauro e da cearense/colombiana Nayara.

Tudo arquitetado, tudo certo!

Resolvido sobre a ideia de conhecer e desbravar a cara, porém linda cidade amuralhada, mergulhei. Foram três dias intensos, desde o encontro com o Brasil, representado pelo português falado entre Mauro e Nayara e eu, até as simples caminhadas nas ruas de pedras históricas, contemplando as paisagens vistas das muralhas que outrora encarceravam uma comunidade, e as radicais manobras de barco no meio do caribe colombiano, nos iluminando com a energia das ilhas Rosário e Barú.

Na volta das ditas ilhas, em meio aos predominantes argentinos que insistiam em cantar os hinos de seus clubes de futebol, respirei e soltei o hino tricolor. Sozinho.

Mauro, flamenguista, me olhava com uma mescla de surpresa e alegria. Bora Baheaaa minha porra!

O legal é interagir, independente do ambiente, e isso, na costa colombiana, acontece de forma voluntaria. As pessoas brincam, puxam assunto, são curiosas e sempre tentam vender algo, nem que seja uma ideia. Peculiar de Cartagena, todo nativo vende alguma coisa.

Em toda costa, focando nas principais cidades que passei – Cartagena, Barranquilha, Santa Marta e Turbo -, vi muitos negros (coisa rara em Bogotá e na região central do país). Tive acesso a um retrato mais claro da Colômbia, bela e multicultural.

Este nosso vizinho, hoje, vive um multirão de remodelação e reformulação. Por muito tempo a Colômbia sofreu  e, claro, ainda sofre, atualmente em menor intensidade, com a violência causada pelo monstruoso mercado das drogas. Percebe-se claramente, quando se anda pelo país, o quão se dedicam (todos, da polícia aos civis) a luta pela consolidação da paz e harmonia; a polícia é disparada, em geral, mais presente e amigável que no Brasil, por exemplo – cumprimenta, auxilia e organiza, normalmente de maneira muito cordial.

E a natureza é deslumbrante, sensacional!

Depois de passarmos, nós, o trio brasileiro, a virada do ano em festa, entre as muralhas e os argentinos e chilenos que lotavam Cartagena, partimos para a cidade de Santa Marta, cerca de três horas dalí. Comeríamos muito maracarrão caseiro (ou hostaleiro), sempre sob a chefia de nossa cearense favorita, a cozinheira oficial, e tentaríamos curtir umas baladinhas nos bares locais. Na cozinha fomos bem como auxiliares, mas nas baladas eu e Mauro falhamos e Nayara, creio que no penúltimo dia, na companhia de uma recém-amiga colombiana do Hostal, caiu na festa e tomou todas… Como indagava kkkkk!

Naquela região estava o nosso destino e paz: Parque Nacional de Tairona, berço de um paraíso sem igual, marcado por infinitas belas paisagens, características da natureza pura, em sua essência. Um lugar isolado, sem acesso a veículos, marcado apenas de trilhas longas para auxiliar as pessoas que só podem levar mantimentos básicos para comer e dormir, nada mais.

Como valeu conhecer Tairona. Para mim, falando de natureza, um dos lugares mais lindos que já conheci.

Daí, depois de uma semana de histórias, experiências e conquista de duas especiais amizades, lindas, os inseparáveis brasileiros se separaram. Mauro e Nayara voltaram para o Brasil e eu, como criança, já sonhava com o caminho adiante. Abraços amigos, creio que nossa história tem muito fôlego ainda!

Viajar não é simplesmente colocar o pé na estrada, o cérebro, naturalmente, também deve exercitar-se. Do contrario, haverá um sonho de viagem.

Obrigado por participar do blog A Minha Viagem!